Dinamismo Cultural

São Paulo é a capital cultural do Brasil. A diversidade econômica do estado e as múltiplas origens étnicas de sua população geram grande dinamismo cultural. A cidade de São Paulo, sintetizando essa diversidade, é palco privilegiado de múltiplas manifestações culturais.

Faz parte da rotina paulista grandes programações culturais, como as melhores orquestras, companhias de ópera, balés, exposições e espetáculos. Uma ampla rede de casas de espetáculos, centros culturais, cinemas e variados equipamentos de cultura e lazer garantem uma programação muito agitada e constante. O visitante que chega a São Paulo encontra à sua disposição 110 museus, 160 teatros, 300 salas de cinema, 93 parques e áreas verdes. A cidade de São Paulo abriga também a segunda maior biblioteca pública do país, a Biblioteca Mário de Andrade, fundada em 1925, cujo acervo ultrapassa três milhões de itens.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo estão entre os melhores museus de arte na América Latina. Enquanto o MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte europeia da América Latina, a Pinacoteca abriga um dos mais importantes acervos do modernismo brasileiro.

Ilustrando a diversidade cultural de São Paulo, a cidade conta, também, com o Museu Afro-Brasil, com 4 mil obras de arte relacionados ao universo cultural do negro no Brasil e o Museu da Língua Portuguesa, o único no mundo sobre a língua falada por 280 milhões de pessoas. O Museu do Futebol, o único no mundo voltado exclusivamente ao futebol sem nenhuma ligação específica com qualquer clube, mostra a relação entre esse esporte a cultura brasileira por meio de um acervo multimídia e instalações futuristas que atraem inclusive os menos fanáticos pelo esporte.

Outra atração paulistana é a gastronomia, encontrada em 15 mil restaurantes, 20 mil bares e mais de 3 mil padarias. Merece destaque um dos símbolos gastronômicos de São Paulo, a pizza, servida em mais de 5 mil estabelecimentos. Ao todo, São Paulo oferece quase 100 mil restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas.

Outro dos reflexos da diversidade étnica e cultural que caracteriza a população paulistana pode ser notado na presença de restaurantes especializados nas mais diversas gastronomias do Brasil e do mundo. Além disso, São Paulo é considerado o maior centro de alta gastronomia do país.

Aqui também são organizados grandes eventos como a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, a Mostra Internacional de Cinema, a São Paulo Fashion Week, o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 (em Interlagos), o GP Brasil de Fórmula Indy, a Virada Cultural – um dos maiores eventos culturais do mundo com 1300 apresentações durante 24 horas ininterruptas – e a maior parada LGBT do mundo. São Paulo também foi palco do maior evento mundial de futebol, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Saiba mais:
Secretaria de Cultura (link)